Marketplace Ads:

Um guia completo e indispensável

para o seu negócio



Desenvolvido por especialistas em marketing digital e e-commerce, este guia é um recurso valioso que apresenta uma análise aprofundada das estratégias de publicidade em marketplaces, como Amazon, Mercado Livre, entre outros. Seja você um veterano do comércio eletrônico ou esteja apenas começando, este livro digital oferece insights preciosos e técnicas práticas para amplificar a visibilidade de seus produtos e otimizar suas campanhas publicitárias.



1. Para quem é este guia? 2. O que são marketplace Ads? 3. Entendendo os anúncios em marketplaces 4. Como os anúncios funcionam nos marketplaces? 5. Como conquistar um bom posicionamento orgânico 6. Como investir em anúncios pagos? 7. GoogleADS
8. Meta ADS 9. Amazon ADS 10. Mercado Livre Marketplace ADS 11. Magazine Luiza Marketplace ADS 12. Shopee Marketplace ADS 13. Americanas Marketplaces ADS 14. Via Varejo Marketplace ADS

Para quem é este guia?


O mercado digital está em constante evolução e quem vende online não pode deixar de acompanhar esse movimento e atualizar suas estratégias a partir disso. Este guia é justamente para você, lojista, que sabe dessa realidade e quer estar sempre à frente, investindo e fazendo seu negócio crescer!


Diante de um cenário em que a concorrência está em qualquer segmento e lugar do mundo, se destacar é um desafio e, ao mesmo tempo, uma necessidade. E uma das formas mais eficazes de propagar sua marca e produtos atualmente é através de Marketplaces Ads.


Pensando nisso, preparamos este e-book completo para você aprender tudo o que precisa saber sobre esse tema. Nele, você vai poder entender desde o que são os Marketplace Ads e o porquê vale investir neles até como isso funciona de uma forma geral.


Além disso, encontrará estratégias para melhorar seu posicionamento orgânico e investir em anúncios pagos nas principais plataformas do mercado – Google, Facebook, Instagram, Amazon e muitos outros marketplaces.


Então, se você veio até aqui na intenção de descobrir recursos de anúncios para impulsionar suas vendas e resultados, libere sua agenda, ajeite-se na cadeira e leia este guia até o final. Pois este primeiro passo te renderá insights e conhecimentos que levarão sua marca mais longe!

O que são marketplace Ads?



Indo direto ao ponto, marketplace Ads são anúncios pagos exibidos em marketplaces. Sabe aqueles produtos patrocinados que aparecem no topo da página quando você pesquisa itens no Google ou no Mercado Livre, por exemplo? São as marketplace Ads em prática!



Elas são exibidas em locais estratégicos, como na página de resultados, de produtos ou até mesmo na página inicial dos marketplaces.


Por que investir em marketplaces Ads?


Investir em Marketplace Ads pode ser uma jogada estratégica para o crescimento do seu negócio online por diversos motivos.


1. Aumento da visibilidade

Com tantos produtos disponíveis nos marketplaces, é fácil se perder na multidão. Anúncios pagos ajudam você a se destacar e ser notado pelos compradores.


2. Segmentação precisa


Você pode direcionar seus anúncios para públicos específicos, aumentando as chances de alcançar compradores interessados em seus produtos.



3. Aumento das vendas:


Anúncios bem posicionados e bem segmentados têm mais chances de ser bem-sucedidos e impulsionar suas vendas e seus lucros.


4. Medição e otimização:



As plataformas de anúncios em marketplaces geralmente oferecem ferramentas robustas de análise, permitindo que você mensure o desempenho de seus anúncios e os otimize para obter melhores resultados.


Viu só como os anúncios em marketplaces são uma boa ideia? Que tal, então, aprofundar seu conhecimento sobre como eles funcionam?

Entendendo os anúncios em marketplaces

Nos marketplaces, os produtos podem ser descobertos de duas maneiras principais: por meio de resultados de pesquisa orgânicos ou de anúncios pagos…


Resultados orgânicos x Anúncios pagos


Os resultados de pesquisa orgânicos são aqueles que aparecem naturalmente quando um comprador faz uma pesquisa dentro do marketplace.


São classificados com base na relevância para a busca do usuário, nas avaliações do produto e outros fatores algorítmicos. Por isso, um alto posicionamento orgânico demanda tempo e esforço.


Anúncios pagos são exibidos em posições privilegiadas nos resultados de pesquisa devido ao pagamento do vendedor ao marketplace.


Embora demandem um investimento financeiro, os anúncios garantem maior alcance e controle sobre a visibilidade dos produtos, além de trazerem resultados mais imediatos.

Como os anúncios funcionam nos marketplaces?



Para entender completamente como os anúncios funcionam nos marketplaces, também é importante conhecer alguns conceitos-chave.


Formatos de anúncios comuns



Os formatos de anúncios podem variar de um marketplace para outro, mas alguns dos tipos mais comuns incluem:



Anúncios de destaque: Estes aparecem no topo das páginas de resultados de pesquisa e são geralmente marcados como "patrocinados". São altamente visíveis e atraentes, e organizados a partir de lances para palavras-chave relacionadas aos produtos.


Listas promovidas no feed: Neste caso, os lojistas fazem lances para que seus produtos sejam exibidos no feed de um grupo de usuários ou no fluxo de compra no marketplace. Geralmente, o custo é por clique.


Banners: Este formato é um velho conhecido dos usuários que compram online. Ele é posicionado em locais estratégicos do marketplace e direciona quem clica para produtos ou lojas específicas.


Ofertas direcionadas: Em alguns marketplaces, você também pode criar anúncios dentro de ofertas direcionadas, como descontos para primeira compra ou frete grátis acima de um determinado valor.


O algoritmo de exibição dos marketplaces


Como falamos, o posicionamento orgânico depende dos critérios do algoritmo do marketplace. Cada marketplace possui seu próprio algoritmo e, portanto, seu grupo de fatores que determinam a ordem de exibição dos produtos aos compradores.


Contudo, em geral, o que influencia nessa classificação é:


Relevância do produto: Qual é o nível de correspondência de cada produto com a busca de um comprador?


Desempenho da loja: Como é a reputação da loja, considerando suas avaliações e tempo de resposta às perguntas dos compradores?



Lance de anúncio: Quanto um vendedor está disposto a pagar por clique ou impressão?



Taxa de conversão: Qual a frequência com que os visitantes da página do produto fazem uma compra?


Estoque disponível: O produto está em estoque e pronto para ser enviado?


E por que isso importa? Além de serem critérios para o posicionamento orgânico, são aspectos que podem (e devem!) direcionar a criação dos seus anúncios para que gerem os melhores resultados possíveis.

Como conquistar um bom

posicionamento orgânico? 😍


Sim, o foco deste material são os anúncios pagos e como eles podem aumentar sua visibilidade nos marketplaces. No entanto, estruturar sua operação e comunicação para performar bem no orgânico também vai auxiliar no desempenho das suas campanhas.


Sem contar que você só tem a ganhar ao combinar esses dois esforços e tipos de estratégia de promoção e conversão.


Então, aqui estão algumas estratégias para conquistar um bom posicionamento em marketplaces:




1) Capriche no título e na descrição dos produtos


O título e a descrição são elementos-chave para que seus produtos sejam bem posicionados em marketplaces e cheguem até seus consumidores.


Seu foco, portanto, deve ser criar um título direto e claro, para que o algoritmo conecte facilmente o produto com os termos de busca relacionados; e uma descrição informativa e atrativa, que complemente o título e esclareça as principais dúvidas dos usuários sobre o produto.



2) Cultive uma reputação impecável no marketplace


Se uma boa reputação é um critério para a classificação dos produtos em marketplaces, a sua precisa ser a melhor possível.


Para isso, mantenha um excelente atendimento ao cliente, pense em soluções para reduzir seu prazo de entrega, responda rapidamente os consumidores e garanta que seus produtos sejam de alta qualidade.


3) Mantenha seu estoque em dia


Os marketplaces dão preferência aos produtos que estão disponíveis para compra e envio. Por isso, manter um bom controle de estoque e evitar que seus produtos fiquem fora de estoque é mais uma forma de conquistar um bom posicionamento orgânico e não perder oportunidades de venda.


Uma boa dica é implementar um sistema de SKU (Stock Keeping Unit) para ajudar nessa gestão do estoque e organização dos produtos.



4) Mantenha seu estoque em dia


Oferecer preços competitivos, opções de frete atraentes e valores totais justos e condizentes com os praticados no mercado pode aumentar suas chances de aparecer no topo dos marketplaces e vender mais, é claro.



Vale destacar, porém, que essa estratégia já não funciona de forma isolada, pois as pessoas preferem pagar um pouco mais em produtos bem avaliados do que mais barato em um item ou marca com uma avaliação ruim.


“Já fiz tudo isso, e mesmo assim meus produtos não ficam entre os primeiros”


Se você disse ou pensou algo parecido com a frase acima, é hora de dar o próximo passo e começar a investir em marketplace ads. E é sobre isso que falaremos nas próximas páginas…

Como investir em anúncios pagos?


Investir em anúncios pagos em marketplaces é uma tendência e uma necessidade para quem quer se destacar no cenário digital atual.


Agora, como cada marketplace tem suas regras e formas de funcionamento, explicamos a seguir o funcionamento das marketplace Ads nas plataformas mais populares do mercado.

Google Marketplace Ads

Ainda que não seja propriamente um marketplace, o Google é soberano quando o assunto são buscas na internet, estando presente no início de boa parte das jornadas de compra.



Por isso, vale incluí-lo nas suas estratégias de marketplace Ads! Ele conta com uma ferramenta própria de anúncios, o Google Ads, na qual você consegue criar campanhas e colocar sua marca ou produtos em destaque nas páginas de resultados de busca ou nas plataformas e apps do Google.


Outra opção é se cadastrar no serviço Google for Retail, em que os anúncios são distribuídos para os milhares de compradores que acessam serviços, como a Pesquisa Google, o YouTube, o Google Assistente e o Maps todos os dias, em todos os estágios da jornada de compra.



Dentro desses dois espaços, você poderá explorar diferentes tipos de anúncios, incluindo:


1) Anúncios de pesquisa:


Os anúncios de pesquisa são exibidos quando os compradores estão ativamente procurando o que você oferece. Assim, você poderá garantir que seus clientes em potencial vejam sua marca e considerem comprar seus produtos.


Neste tipo de estratégia, é possível:


  • Escolher as palavras-chave que mais se conectam com seus produtos;
  • Definir lances* que caibam no seu orçamento e sejam relevantes para suas metas de performance;
  • Criar anúncios responsivos, com a mensagem certa, imagens e links úteis para o seu público.


[BOX] *O Google Ads realiza uma espécie de leilão para determinar quais anúncios vão aparecer e em qual ordem dentro de cada palavra-chave. Essa definição é feita a partir de lances das marcas anunciantes.


Dicas:


  • Use palavras-chave expressivas e específicas para segmentar seu público-alvo;
  • Acompanhe e ajuste seus lances de palavras-chave para obter o melhor retorno sobre o investimento.

Veja o exemplo abaixo:

2) Google Shopping:


Além da exibição entre os resultados de busca orgânicos, também é possível criar anúncios dentro da seção de compras do Google. 


As “Shopping Ads”, como são chamadas, colocam seus produtos em destaque, promovendo seu inventário online e local e te ajudando a encontrar leads mais qualificados.


Eles não precisam ser apenas textuais; podem incluir uma foto do seu produto, título, preço, nome da marca e muito mais! Os passos básicos para criar esse tipo de anúncio são:


1. Fazer o upload dos seus produtos no Google Merchant Center;

2. Vincular o Google Merchant Center e o Google Ads;

3. Configurar seu anúncio e campanha;

4. Definir seu orçamento mensal e colocar o anúncio no ar.


Você só precisará pagar quando as pessoas clicarem para visualizar seu inventário de produtos ou acessar seu site. 


E, ainda, poderá acompanhar relatórios detalhados do desempenho dos anúncios para ver o que está funcionando e ajustar o que não estiver.


Outras possibilidades dentro das Shopping Ads são os anúncios de inventário local e as campanhas de maior desempenho, que incluem outros canais e recursos Google para potencializar seu alcance e seus resultados.

3) Rede de display do Google


Os anúncios na rede de display do Google são exibidos nas páginas enquanto os usuários navegam em sites, vídeos e aplicativos ligados ao buscador, como o YouTube ou o Gmail, por exemplo. 


Também é possível escolher exibir seus anúncios em sites parceiros do Google, como Shopify, VTEX, Woocomerce, e outros canais, conforme o seu interesse.


Assim, sua marca ganha uma ampla exposição e você pode incluir imagens ou vídeos para atrair a atenção dos usuários. Neste caso, a orientação é:


  • Criar anúncios visualmente atraentes que correspondam ao conteúdo do site em que são exibidos;
  • Usar segmentação por interesse e comportamento para atingir públicos específicos.


Para configurar esse tipo de anúncio, você deverá:


1. Criar sua campanha, incluindo as informações e imagens das suas ofertas;

2. Escolher onde você quer anunciar considerando os dados demográficas e de interesse do seu público;

3. Definir seu orçamento limite por mês – o pagamento, aqui, também é baseado nos cliques e resultados do anúncio.


Além disso, você pode contar com as campanhas de display automáticas do Google. Elas te ajudarão na análise e definição de lances, criativos, públicos-alvo e outras personalizações.

4) Anúncios em vídeos do YouTube


Os anúncios em vídeos do YouTube também são gerenciados através do Google Ads. Neste caso, seu anúncio é exibido para usuários que assistem vídeos de produtos nessa plataforma ou demonstraram interesse nas categorias de produtos que sua marca oferece.


Segundo o Google Ads, mais de 40% dos compradores em todo o mundo afirmam ter descoberto os produtos que compraram através do YouTube. Então, essa é uma opção interessantíssima para escalar suas vendas. 


Para colocá-la em prática, você precisa:


1. Criar um canal no YouTube para sua marca;

2. Produzir vídeos envolventes que destaquem os recursos do seu produto – você pode elaborar seus anúncios de forma independente ou utilizar as ferramentas de criação do YouTube para isso;

3. Configurar uma campanha de vídeo, definindo formatos, públicos, metas e orçamentos.


Dicas:


  • Busque e estude as práticas recomendadas do Google e histórias de sucesso para inspirar seus vídeos e campanhas.
  • Acompanhe seus resultados e ajuste suas estratégias para gerar retornos ainda melhores.


Há muitas possibilidades que podem ser exploradas e combinadas dentro do Google Ads e demais soluções do Google. Não é à toa que ele está há tanto tempo influenciando e potencializando o mercado de compras online. 


No Google Academy você encontra materiais extremamente didáticos que conseguirão te guiar nos passos específicos para a criação dos seus anúncios através das soluções da plataforma.


Veja um exemplo de anúncio no YouTube abaixo:

Meta ADS


1) Facebook Marketplace ADS


O Facebook ainda é uma plataforma amplamente utilizada para compras e você pode usá-lo como um canal para anunciar seus produtos para uma audiência altamente segmentada.


Atualmente, as campanhas veiculadas no Facebook são criadas por meio do Gerenciador de Anúncios da Meta. Nele, você definirá quando e onde seus anúncios serão veiculados, seus detalhes visuais e textuais, e poderá monitorar seus resultados de perto.


A dinâmica dos anúncios, no entanto, é bastante simples: os produtos que você vende no marketplace são exibidos para uma audiência definida e, ao clicar no anúncio ou botão anexo a ele, o consumidor é direcionado para o link do seu produto no e-commerce. 


Os anúncios do Facebook são identificados com o rótulo “Patrocinado” e, dentre as opções de formatos, existem várias possibilidades, incluindo:


  • Foto no feed;
  • Vídeo no feed;
  • Stories;
  • Messenger;
  • Carrossel;
  • Coleção; 
  • Apresentação multimídia;
  • Anúncios interativos. 


Confira o passo a passo para anunciar seus produtos no Facebook:


1. Crie uma Página ou perfil comercial para acessar as ferramentas e soluções da Meta para negócios;

2. Use a ferramenta do Gerenciador de Anúncios para desenvolver seu anúncio;

3. Escolha o seu objetivo, público, canais, formatos e outras configurações com base nos seus objetivos;

4. Selecione o posicionamento para o anúncio. Na dúvida, escolha a opção “Posicionamentos Advantage+” para que a própria plataforma adapte esse detalhe;

5. Defina seu orçamento diário ou total e o período de exibição do anúncio;

6. Publique o seu anúncio. Então, ele será analisado pela equipe da Meta e enviado para o leilão de anúncios para ser classificado e programado para ser exibido.


Para mais detalhes, acesse os tutoriais e materiais técnicos do Meta for Business.

4) Instagram Marketplace ADS


Investir em marketplaces Ads no Instagram é praticamente uma necessidade. O uso e visibilidade da rede social são muito amplos, ainda que o alcance seja um fator desafiador atualmente.


A boa notícia é que, como o Instagram também é uma plataforma da Meta, criar uma marketplace Ad para o Insta envolve os mesmos passos que para criar para o Facebook.


É possível desenvolver anúncios nos diferentes formatos, abas e recursos da plataforma:



  • Fotos
  • Vídeos
  • Carrossel
  • Feed
  • Stories
  • Reels
  • Explorar
  • Direct
  • Botões de ação
  • Conteúdo de marca
  • Loja do Instagram
  • Instagram Shopping


Saiba mais sobre as possibilidades e especificações para anúncios nesta rede social, na página Business Instagram.



Dicas: 


  • Lembre-se que o Instagram é uma plataforma visual e, portanto, crie anúncios que tenham esse tipo de apelo.
  • Considere utilizar o formato em vídeo, que tem crescido significativamente nos últimos anos e sido o foco de distribuição do próprio Instagram.
  • Combine seus esforços com as possibilidades de anúncios no Facebook e com influenciadores para alcançar um público ainda maior.


Agora que já cobrimos as principais redes sociais e ferramentas de busca, vamos partir para a criação de marketplace Ads nos gigantes do e-commerce.

Amazon ADS


O maior marketplace do mundo não pode ficar fora do seu radar, e os anúncios nesta plataforma são feitos a partir da ferramenta Amazon Ads


Ela é independente dos outros serviços da marca, ou seja, você não precisa ter necessariamente uma conta de vendedor no marketplace da Amazon para utilizá-lo.


O Amazon Ads permite divulgar a sua marca ou produto em diferentes formatos – vídeos, gráficos, banners, pesquisas e anúncios para as redes sociais. 


Tudo isso com liberdade para definir o orçamento de cada campanha e segmentar seu público-alvo de forma avançada.


Quanto aos recursos disponíveis no Amazon Ads, você pode traçar suas estratégias com os seguintes tipos de anúncios patrocinados:



  • Sponsored Products: Foco em produtos individuais; ideal para impulsionar a descoberta e as vendas; são exibidos nos resultados de compras da Amazon.
  • Sponsored Brands: Foco na marca; ideal para ajudar os clientes a descobrir sua marca e seus produtos; exibido nos resultados relevantes de compras da Amazon.
  • Sponsored Display: Solução de publicidade flexível e de autoatendimento; ideal para gerar mais impressões e alcançar públicos-alvo relevantes ao longo das jornadas de compras e entretenimento deles; são exibidos na página inicial da Amazon, páginas de detalhes de produtos, páginas de resultados de compras, na Twitch, sites e aplicativos de terceiros em marketplaces selecionados.


Além dos anúncios patrocinados, há a Amazon DSP, que é focada em campanhas programáticas e oferece a possibilidade de criar anúncios em vídeo, áudio, via streaming e em dispositivos, dentro e fora da Amazon.


Para começar a usar qualquer um dos recursos de publicidade da Amazon, o primeiro passo é registrar sua marca na plataforma


Demais detalhes e orientações técnicas podem ser consultadas no site oficial da Amazon Ads e na plataforma Seller Central.

Visualização de anúncios patrocinados na Amazon.

Mercado Livre Marketplace ADS


O Mercado Livre é uma plataforma de destaque na América Latina, assim sendo, ela também pode ajudar a impulsionar seus produtos.


Dentro dela, você encontra o Mercado Ads, um centro de criação e comando de anúncios e estratégias de branding e performance para o seu negócio. 


As soluções de publicidade oferecidas por lá são várias:


  • Products Ads: Para posicionar seus produtos no topo dos resultados de pesquisa e em páginas de produtos relacionados e outras recomendações.
  • Brand Ads: Para destacar sua marca e dominar a etapa de descoberta no seu segmento.
  • Audience Display Native: Para encontrar sua audiência e atingi-la em diferentes momentos da jornada de compra.
  • Trade Marketing: Para criar e posicionar banners da sua marca e produtos em locais estratégicos do Mercado Livre.
  • Audience Deals: Para criar campanhas e anúncios fora do Mercado Livre com uma segmentação precisa, mídias relevantes e formatos inovadores de vídeo e display.
  • Push notifications: Para divulgar sua marca e seus produtos com foco em gerar desejo e conversão.


Você pode definir seu orçamento e suas estratégias de acordo com suas necessidades. Além disso, pode pausar e ativar a campanha quando quiser, e contar com relatórios e insights para embasar essa decisão. 


Para começar a criar seus anúncios no Mercado Ads, o primeiro passo é fazer login ou criar sua conta


Veja exemplos de anúncios realizados pelos anunciantes no Mercado Livre:

Magazine Luiza Marketplace ADS


A Magazine Luiza se tornou um superapp e marketplace nos últimos anos, um bastante popular, aliás. Para anunciar sua marca e ofertas por lá, você deve acessar a plataforma Magalu Ads Produtos Patrocinados.


A proposta da Magalu Ads é ser fácil de usar e gerar resultados relevantes para o seller e para o cliente Magalu. 


Para tanto, o processo de desenvolvimento de anúncios envolve as seguintes etapas:


1. Definir seu objetivo: Para saber quais resultados quer alcançar com as ads;

2. Preparar seus anúncios: Produzir boas fotos, títulos, descrições e estratégias de preço para seus produtos;

3. Criar campanha: Na plataforma do Magalu Ads, depois de se cadastrar e logar, basta selecionar os produtos que deseja impulsionar, definir seu orçamento e programação, e colocar a campanha no ar.

4. Acompanhar resultados: Utilizar o painel de resultados para monitorar as métricas e performance dos anúncios, e refiná-los cada vez mais.

Veja exemplos de anúncios abaixo:

Shopee Marketplace ADS


A Shoppe também tem sua própria plataforma de anúncios, a Shopee Ads. Nela, é possível fazer lances para exibir seus produtos em destaque a partir de R$ 0,05 e você só paga quando os compradores clicarem no seu anúncio.


Dentre os tipos de anúncio disponíveis para os vendedores, temos:



  • Anúncios de busca de produtos: O clássico formato que coloca seus produtos no topo da página de resultados de pesquisa, baseado em palavras-chave.
  • Anúncios de busca da loja: Para exibir sua loja no topo dos resultados de pesquisa.
  • Anúncios de descoberta: Seus produtos anunciados aparecerão nas principais seções de recomendação e na página inicial da Shopee.
  • Anúncios combinados: Neste modelo, os anúncios são exibidos simultaneamente em várias áreas de alto tráfego no site Shopee.
  • Anúncios de display: Seu anúncio será exibido no carrossel de banners da página inicial do site, que é a primeira coisa que os compradores veem após o acessar.


Se quiser começar a explorar uma (ou várias!) dessas possibilidades, faça seu cadastro e acesse a Central do Vendedor.


Veja exemplos de anúncios na Shopee abaixo:

Americanas Marketplace ADS


A americanas s.a é responsável não só pelo marketplace que leva o nome da marca, mas por outros marketplaces famosos: Shoptime, Submarino e AME.


Para anunciar nelas, você deve usar o americanas advertising. A plataforma contempla tanto ações onsite quanto offsite, com formatos exclusivos para levar seus produtos e sua marca mais longe.


Falando especificamente dos possíveis tipos de marketplace Ads, você pode escolher criar e divulgar seus produtos com anúncios de:


Produtos patrocinados

Anúncios exibidos em vitrines patrocinadas para direcionar seus usuários à compra. É possível criar campanhas sem complicação e definir a programação e orçamento delas como preferir.


Mídia display

Banners dos seus produtos e marca posicionados estrategicamente em todos os canais das marcas americanas s.a. para uma audiência segmentada.


Branding busca

Anúncios exibidos para usuários que estão buscando por produtos que você vende ou palavras-chave que se relacionam com a sua marca. Assim, você pode dominar categorias estratégicas para sua loja.


Hotsite e loja personalizada

Mais do que um anúncio; aqui, você pode criar uma página com layout e conteúdos exclusivos para sua marca e destacar seus produtos, promoções e demais ativações.


Página de produtos

Já imaginou transformar suas páginas de produtos em grandes anúncios visuais? Essa é a ideia aqui! Você pode personalizá-las com mídias, conteúdos e descrições exclusivas para informar e conquistar os clientes.


Para dar start nessa estratégia de anúncios por aí, cadastre-se no Portal Americanas Marketplace e faça login no americanas advertising.

Ex:. Anúncio de Mídia Display

Ex:. Anúncio de Branding de Busca

Via Varejo Marketplace ADS


A Via Marketplace é a empresa responsável pelas grandes varejistas brasileiras: Casas Bahia, Ponto (antigo PontoFrio) e Extra.com.br. 


Juntas, elas recebem mais de 280 milhões de visitas mensais, portanto, dependendo do seu segmento, pode ser interessante incluir a Via na sua estratégia de marketplace Ads.


Neste caso, você terá as seguintes opções de anúncios patrocinados para explorar:



Redes Sociais

Se o seu foco é conversão, você pode veicular seus anúncios nas redes sociais da Via. Neste caso, a contratação é semanal e o investimento mínimo é R$ 7.000,00. 



CRM

Outra opção para atrair conversões para sua marca são os anúncios CRM, em que seus produtos são divulgados via SMS, notificações push ou e-mail marketing. O investimento inicial é de R$ 5.000,00 e a contratação é baseada na quantidade de disparos.



Buscas autocomplete

Aqui, seus produtos serão sugeridos para os usuários que estiverem buscando palavras-chave relevantes ou produtos relacionados com os que você vende na barra de pesquisa. O investimento começa em R$ 1.000,00 e o custo total é definido por cliques.



Banners

Agora, se o seu objetivo é ganhar relevância, vale apostar em uma das opções de banner disponibilizadas pela Via. São vários modelos, desde banners fixos na página inicial das varejistas até banners carrossel nas páginas de categorias ou produtos. 



Hotsite

Para parceiros estratégicos, a Via oferece a possibilidade de criação de uma página de conteúdo exclusivo dentro dos seus canais de marketplace. O contrato é trimestral e o investimento mínimo é de R$ 100.000,00.


Para fazer consultas, cotações, aderir um desses formatos ou contratar pacotes de mídia, é necessário entrar em contato via e-mail no ads@viavarejo.com.br.



Além disso, dentro dos sites da rede, você também pode ter seus anúncios exibidos nos formatos:


  • Busca patrocinada: Produtos sugeridos na busca por palavras-chave relacionadas à sua categoria ou produto.
  • Resultado de busca: Produtos em destaque na página de resultados.
  • Vitrines patrocinadas: Vitrines localizadas em todas as páginas dos sites e aplicativos da rede.


Neste caso, a configuração ocorre dentro do Portal do Lojista Via Varejo.

Ex:. Anúncio de Banner e Vitrine Patrocinada

Ex:. Anúncio de Redes Sociais

Hora de colocar seus anúncios no mundo!

Parabéns! Você chegou ao fim deste landbook! Agora que você conhece as oportunidades de anúncios pagos em diversos marketplaces e plataformas de publicidade online, está pronto para alcançar um público e resultados mais amplos com a sua loja. 



Lembre-se de que o sucesso em marketplace Ads requer monitoramento constante, otimização e adaptação às mudanças no mercado.